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O feitio da bebida é uma cerimônia carregada de grande simbolismo espiritual. É a produção de um sacramento. O feitio corresponde inteiramente ao papel de principal ritual de iniciação, onde os conhecimentos são ministrados e recebidos segundo a entrega de cada um.
As principais fases do trabalho são: localização do cipó e da folha na mata; limpeza das folhas, raspação e bateção do cipó, cozimentos e apuração final do Santo Daime.
Cada uma dessas etapas exige uma dedicação, atenção e força de vontade bastante acentuada, por se tratar simultâneamente de um intenso trabalho físico,mental e espiritual, onde a bebida sacramental é usada durante todo o tempo.
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Durante o feitio, as mulheres cuidam das folhas, enquanto os homens preparam o cipó. Do ponto de vista espiritual, o resultado do feitio, a bebida sacramental Daime, é considerada um sacramento ,um veículo para a manifestação do Ser Divino responsável pela sua luz e efeito espiritual. Já do ponto de vista material, ela é um produto florestal, um chá enteogênico sacramental de propiedades psico-ativas, produzida, evasada e distribuida sob responsabilidade da Igreja.
Leia uma descrição do clima que cerca um feitio:
As panelas estão sendo enchidas. Estamos concentradas nelas com as nossas melhores vibrações. Trabalhamos árduamente e o fruto do nosso esforço impregna o líquido, da mesma forma que somos impregnados por ele, pelas vibrações do ser espiritual que habita nos cipós da selva amazônica.
No salão da fornalha ficam apenas os responsáveis pelo cozimento e apuração do Daime. É uma fase de atenção e concentração total. Empunhando grandes tridentes de madeira, eles vigiam a fervura, instruem o foguista e executam diversas manobras com o bagaço fervente, impedindo que o líquido derrame, queime ou ultrapasse o ponto em que deve ser retirado da panela.
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As panelas vão e voltam numa coreografia sincrônica. Os gestos são precisos. As palavras poucas. A atenção é total, para que não haja nenhum engano. Através da busca da perfeição no processo material do feitio,todos se habilitam a penetrar na perfeição espiritual do feitio. A combinação entre esses dois aspectos é que confere ao feitio o caráter de iniciação aos mistérios da sagrada alquimia interior.
Essa é a mesma bebida que já é feita há muitos milhares de anos pelos nossos ancestrais que habitaram essas florestas.
As chamas bruxuleiam na fornalha. O responsável pela apuração do líquido sagrado examina com o seu gambito o nível das panelas. Apalpa-a demorada e suavemente, sente a pressão nas suas entranhas, cheira demoradamente a fumaça.Todos estão concentrados em torno daquela fumaça, num clima de mistério e de magia.
Finalmente depois de alguns instantes que parecem uma eternidade, o apurador bate com seu gambito tres vezes na borda da panela, querendo dizer com isso que está fazendo a chamada do sol, da lua e das estrelas, forças maiores que estão influindo no ponto do Daime que está vindo à luz.
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Dois homens atravessam silenciosamente o salão, cada um por um lado da fornalha.Passam uma corda em cada alça da panela e a suspendem. A labareda de fogo pula. A panela é levada ao cocho e escorrida ao som dos hinos. É impossível pensar que esse líquido é uma droga e não um sacramento divino.
(Extrato do Guia da Floresta,Alex Polari, pags 164/166)
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