Nossa História

Nossa História

segunda-feira, 6 de junho de 2011

MESTRE IRINEU




Raimundo Irineu Serra, por nós conhecido como Mestre Irineu, nasceu Em 15 de dezembro de 1890, em São Vicente de Férrer.
Seus pais, Sanches Serra e Joana Assunção Serra, eram oriundos de família humilde, descendentes de escravos que viviam do trabalho de cultivo da terra.
Em torno dos vinte anos de idade, em busca de conhecer mais do mundo, Irineu Serra parte em uma viagem que iria terminar na cidade de Rio Branco, no Acre, as margens da floresta amazônica, dando início a nossa história.
Desde a mais tenra idade que Mestre Irineu conheceu as adversidades da vida, mas a medida que se tornou homem formado e digno de sua herança devota, religiosa, também se aprofundou, se aperfeiçoou e mergulhou nos segredos e mistérios da floresta.
Na floresta ele trabalhou como seringueiro, demarcador de fronteiras e se encontrou
com a divindade, através da bebida sagrada conhecida como Ayahuasca, de passado milenar.
Na floresta ele recebeu a doutrina do Santo Daime, pelas mãos de sua professora espiritual Clara, mais tarde reconhecida como a Virgem da Conceição, a Rainha da Floresta, e dentro desse contexto ele determinou o seu futuro, assim como o futuro de todos aqueles que viriam a seguir os seus passos: O povo de Juramidam.
Como atesta um de seus seguidores:


"Sua própria vinda é ordenada pela Mãe Divina para a colheita do que ficou plantado lá atrás, reunindo o rebanho que ficou esfacelado na época de Jesus Cristo."


É através da pureza e honestidade da sua trajetória terrena que muitos se aproximaram, em busca da cura, em busca do divino e da iluminação, e, por fim, em busca da bebida sacramental por ele batizada de Santo Daime.
De suas comunicações com a Virgem também nasceram os aspectos ritualísticos da doutrina, sua liturgia, as características cristãs e seu papel de caridade e auxílio: o resgate da dignidade humana e a busca pela harmonia e sincronia com as correntes universais que nos envolvem.
Por todos admirado e reverenciado, seu caráter nunca foi questionado, em momento algum de sua trajetória, e é sabido que dentre a sociedade e os políticos do então território do Acre, muitos foram considerados como sendo seus protetores aqui na terra. A sua imagem social, vinculada a Ayahuasca, é por todos tida como a de um ordenador das rebeldias humanas, pacificador e orientador do bem, e coube a ele o papel de imprimir uma realidade positiva a verdade por ele difundida, como coloca outro seguidor, complementando:
"Aí se resumiu a grandeza de seu ser, a valorização de seu espírito."


A doutrina do Santo Daime é o fruto do seu desenvolvimento material e espiritual, desde o seu encontro com a Ayahuasca, em 1914, nas selvas do Peru, até o dia do seu retorno a sua pátria espiritual, no ano de 1971. Foram 57 anos de aperfeiçoamentos para se poder atingir a patente espiritual de Mestre Imperador: o Chefe desta missão.


"Tenho certeza no Divino Pai Eterno que eu, fazendo uma curta viagem, fico atendendo vocês da mesma forma ou melhor ainda. Qualquer coisa vocês se reúnam, se unam, tomem Daime e me chamem. Pois aí eu estarei"


Foi exatamente no dia 06 de Julho de 1971 que Raimundo Irineu Serra nos deixou, em matéria, e passou a nos atender em espírito... E este é o nosso juramento, o nosso legado, como herdeiros do seu trabalho, que é o de zelarmos pela nossa integridade, pela integridade do Daime, a integridade da nossa fé, que também é e deve ser o de zelar pela obra deste ser divino - um ser espiritual que nos colheu e acolheu em sua santa doutrina, a doutrina do Santo Daime.


Rodrigo Borges Conti Tavares - A Família Juramidam
http://www.afamiliajuramidam.orgmestre_irineu.htm

PRECE DE CÁRITAS






Deus, nosso Pai, que sois todo Poder e Bondade, dai a força àquele que passa pela provação, dai a luz àquele que procura a verdade; ponde no coração do homem a compaixão e a caridade!
Deus, Dai ao viajor a estrela guia, ao aflito a consolação, ao doente o repouso.
Pai, Dai ao culpado o arrependimento, ao espírito a verdade, à criança o guia, e ao órfão o pai!
Senhor, que a Vossa Bondade se estenda sobre tudo o que criastes. Piedade, Senhor, para aquele que vos não conhece, esperança para aquele que sofre. Que a Vossa Bondade permita aos espíritos consoladores derramarem por toda a parte, a paz, a esperança, a fé.
Deus! Um raio, uma faísca do Vosso Amor pode abrasar a Terra; deixai-nos beber nas fontes dessa bondade fecunda e infinita, e todas as lágrimas secarão, todas as dores se acalmarão.
E um só coração, um só pensamento subirá até Vós, como um grito de reconhecimento e de amor.
Como Moisés sobre a montanha, nós Vos esperamos com os braços abertos, oh Poder!, oh Bondade!, oh Beleza!, oh Perfeição!, e queremos de alguma sorte merecer a Vossa Divina Misericórdia.
Deus, dai-nos a força para ajudar o progresso, afim de subirmos até Vós; dai-nos a caridade pura, dai-nos a fé e a razão; dai-nos a simplicidade que fará de nossas almas o espelho onde se refletirá a Vossa Divina e Santa Imagem.
Assim Seja.


A prece, denominada De Cáritas, tem sido querida e contritamente orada por várias gerações de espíritas.
CÁRITAS era um espírito que se comunicava através de uma das grandes médiuns de sua época - Mme. W. Krell - em um grupo de Bordeaux (França), sendo ela uma das maiores psicografas da História do Espiritismo, em especial por transmitir poesia (que se constitui no ácido da psicografia), da lavra de Lamartine, André Chénier, Saint-Beuve e Alfred de Musset, além do próprio Edgard Allan Poe. Na prosa, recebeu ela mensagens de O Espírito da Verdade, Dumas, Larcordaire, Lamennais, Pascal, e dos gregos Ésopo e Fenelon.
A prece de Cáritas foi psicografada na noite de Natal, 25 de dezembro, do ano de 1873, ditada pela suave Cáritas, de quem são, ainda, as comunicações: "Como servir a religião espiritual"e "A esmola espiritual".
Todas as mensagens que Mme. W. Krell psicografada em transe, e, que chegaram até n;os, encontram-se no livro Rayonnements de la Vie Spirituelle, publicado em maio de 1875 em Bordeaux, inclusive, o próprio texto em francês (como foi transmitido) da Prece de Cáritas.

PRECE DO ANJO ISMAEL



           
Glória a Deus nas alturas, paz aos homens na Terra! Jesus, bom e amado Mestre, sustenta os teus humildes irmãos pecadores nas lutas deste mundo. Anjo bendito do Senhor, abre para nós os teus compassivos braços; abriga-nos do mal, levanta os nossos espíritos à Majestade do teu reino, e infunde em todos os nossos sentidos a luz do teu imenso amor.
Jesus, pelo teu sublime sacrifício, pelos teus martírios na Cruz, dá, a esses que se acham ligados ao pesado fardo da matéria, orientação perfeita do caminho e da virtude, o único pelo qual podemos te encontrar.
Jesus, paz a eles, misericórdia aos nossos inimigos e recebe em teu seio bendito a prece dos últimos dos teus servos.
Bendita Estrela, Farol das imortais falanges, purifica-nos com teus raios divinos; lava-nos de todas as culpas, atrai-nos para junto do teu seio, santuário bendito de todos os amores.
Se o mundo com seus erros, paixões e ódios, alastra o caminho de espinhos, escurecendo o nosso horizonte com as trevas do pecado, rebrilha mais com Tua misericórdia, para que seguros e apoiados no Teu Evangelho, possamos trilhar e vencer as escabrosidades do carreiro e chegar às moradas do teu reino. Amiga Estrela, Farol dos pecadores e dos justos, abre Teu seio divino e recebe a nossa súplica pela Humanidade inteira.

Extraída da 57ª edição de PRECES ESPÍRITAS, de Caibar Schutel.

Obs.: Ismael, é o protetor do BRASIL.




SIMBOLOS DO SANTO DAIME




Farda
vestimenta usada durante os rituais do Santo Daime. Pode ser branca, para dias de hinários oficiais, ou azul para concentração e trabalhos não oficiais. Para as mulheres, a farda é acompanhada de uma fita verde pregada no ombro esquerdo, que simboliza proteção. Já para os homens, a roupa é composta pelo paletó branco e a gravata azul marinho, que possui o mesmo significado da fita.
Coroa
de cor branca e bordada com lantejoulas, é usada pelas mulheres e representa a Rainha da Floresta.
Santo Cruzeiro ou Cruz de Caravaca
é uma cruz de dois braços que representa fé redobrada ou também os trabalhos dos daimistas (braço menor da cruz) sobreposto à cruz de Jesus Cristo (braço maior da cruz). Ou ainda significa o lado espiritual e a parte física.
Rosário
 adotado do catolicismo, é um terço com 165 contas, que correspondem a 15 dezenas de ave-marias e 15 pais-nossos.
Beija-flor
é o símbolo da doutrina. A imagem do pássaro é associada à ayahuasca e representa a cura.
Estrela de Salomão ou Selo de Salomão
 é uma outra referência muito significativa para "os soldados do exército de Juramidam", pois este é o símbolo que ostentam no peito. Também conhecido por escudo ou estrela de David, é uma estrela de seis pontas, formada por dois triângulos equiláteros, um perfeitamente invertido em relação ao outro, que contém, entre vários atributos, os quatro elementos
alquímicos: o fogo no vértice superior, a água no vértice inferior, o ar na reentrância à esquerda, entre os dois triângulos e, por fim, a terra na correspondente reentrância à direita.
O hexagrama que é o Selo de Salomão reúne, na sua totalidade, além do conjunto dos elementos do universo, as qualidades fundamentais da matéria. Estas situam-se nas pontas laterais da estrela e correspondem-se, duas a duas, com os elementos: quente e seco para o
fogo; frio e úmido para a água; quente e úmido para o ar; e frio e seco para a terra. Assim, na tradição hermética, o Selo de Salomão pretende exprimir, na sua aparente simplicidade, a complexidade cósmica.
O hexagrama também pode reunir os sete metais básicos: o chumbo, o estanho, o ferro, a prata, o cobre e o mercúrio - nas pontas da estrela e rodando segundo os ponteiros do relógio - e, ao centro, o ouro. O domínio alquímico desses elementos, na ciência esotérica,
permite ao iniciado mover conscientemente o seu corpo astral e viajar com ele do plano físico a planos astrais superiores. O vôo astral que o Daime possibilita.
Maracá
chocalho usado pelos índios nas solenidades religiosas e de guerra. O instrumento acompanha os hinários. Ele é feito com uma lata pequena, bolinhas de metal e um cabo de madeira. É a Espada do Soldado da Rainha.
Sol
Pai, fonte de vida.
Lua
Mãe, representa Nossa Senhora da Conceição.
Estrela
O Filho, Jesus Cristo.
Águia
Espírito Santo, visão mais elevada da espiritualidade.
Hinário
São canções religiosas cantadas durante o culto. Podem representar lições preciosas, testemunhos de graças, chamados de entidades protetoras e guias espirituais.